sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A conjunção que altera as histórias

Pois é! Bom ano para todos e que este seja mais que um ano de vitória,mas um ano crescimento e partilha, sempre alimentado pela esperança.
Venho escrever hoje sobre algo que tocou o meu coração esta semana. Tenho estado a ler "Enfrentando os gigantes" de Max Lucado e o livro é, deveras, inspirador. Se lhe juntarmos as passagens bíblicas que leio todos os dias, fazemos com que cada dia tenha uma mensagem poderosa.
Na verdade, é como na cozinha. Se juntarmos os ingredientes certos, nas quantidades adequadas, alcançamos algo saboroso. Podemos organizar as nossas leituras para que elas tenham esse impacto em nós e, de alguma forma, nos influenciem positivamente.
Depois de alguma pesquisa e reflexão, encontrei uma palavra que altera as histórias. Alguém já pensou qual é? Trata-se de uma conjunção adversativa: "MAS". Sempre que contamos algo ou lemos uma história, se encontrarmos algum "mas" é o suficiente para alterar tudo e marcar oposição ao que vem antes.
Aquilo que eu descobri é que DEUS utiliza muitas vezes esse "mas". Na verdade, as nossas histórias com Deus não terminam...não precisam acabar com um final doloroso, não fecham da forma que esperamos.
Encontramos um José que falhou em tudo, vendido pelos irmãos, que está agora na prisão. A única coisa que se lembrava eram 2 sonhos que guardava com ele. Nem as sábias interpretações que Deus lhe dava, o livravam da cadeia.
Temos um Daniel que fazia tudo direitinho e, ainda assim, injustiçado, encontrava-se agora dentro de uma cova à espera de ser comido pelos leões.
Ouvimos de uma mulher que falhou em 5 casamentos. Como é que é possível? E agora já estava noutra relação, e já nem casou, porque estava, certamente, condenada ao fracasso.
Mas estas histórias terminam assim? Não! O encontro com Deus e a fidelidade a Ele, alterou o rumo destas histórias. José saiu da prisão e veio a ser o governador do Egipto e a entender-se com os irmãos. Daniel foi guardado pelo anjo do Senhor, que fechou a boca dos leões. A mulher, depois de receber o perdão por Jesus, não parou de anunciar as Suas obras e tornou-se uma boa evangelista.
É assim que acontece comigo e contigo!
Onde nós só vemos desilusão, angústia, tempestade, morte, fim, Deus escreve um "mas". E o que acontece? O rumo da nossa história é completamente alterado. O Deus que abriu o mar vermelho está connosco hoje. O Deus que fez os muros cair ao som de trombeta, ouve o nosso clamor hoje. O Deus que enviou o Seu filho para nos garantir vida, prometeu jamais abandonar-nos. Portanto, não desistas! ...o teu "mas" vem a caminho! Clama e recebe!

"Porque eu bem sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz e não de mal para vos dar o fim que esperais" (Jeremias 29:13)


Sem comentários:

Enviar um comentário