quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Como está o teu lar?

Continuo a ler "Enfrente os seus gigantes" de Max Lucado. Sim, trato-o como se fosse uma bela refeição que tenho de saborear bem. Assim, perco muito tempo em cada capítulo, faço anotações e deixo Deus falar comigo em cada palavra do autor.
Gosto mesmo da forma como ele escreve. Identifico-me com as ilustrações e perco-me nas conclusões.
Ontem, ele falava sobre o grande erro de David. Este rei que enfrentou Golias, foi um grande amigo de Jónatas e soube ter tantas vezes compaixão de Saúl, falhou no maior empreendimento da vida: o seu lar! 
Na verdade, Davi nunca se contentou com uma só esposa e episódios como o de Bate-Seba só denigrem a sua imagem. Os filhos arruinaram-no porque ele nunca foi um pai atento, permitiu abusos e manteve-se imparcial quando devia agir. 
O lar é o maior privilégio que temos . uma prioridade. Devemos, todos os dias, lutar para que seja um lugar de paz, harmonia, santidade, compreensão. Quão bom é, depois de um dia horrível, sentar no sofá e encontrar equilíbrio. Mas esse mesmo equilíbrio é possível porque que lutamos por ele. 
Homem e mulher procuram entender-se nas suas diferenças. Procuram objetivos e sonhos em comum. Procuram percorrer as ladeiras da cumplicidade, da intimidade, do companheirismo. E, quando chega o fruto do amor, esse encontra um lugar que lhe vai permitir crescer feliz, saudável e com valores. 
Max Lucado escreve assim: 
"No dia do seu casamento, Deus emprestou-lhe a Sua obra de arte: uma obra-prima intrincadamente elaborada e precisamente formada. Confiou-lhe uma criação única. Dê-lhe valor. Honre-O. Tendo sido abençoado, porque motivo haveria de se distrair com outros?"
E quanto aos filhos:
"As crianças soletram amor com 5 letras: T E M P O."
Quero deixar estas frases soltas do autor para reflexão. Veja o seu casamento como um tesouro e o seu lar como a sua prioridade. Esforcem-se, em humildade, cedência, amor, compaixão, por se elogiarem, se impulsionarem. Não é um caminho tão difícil assim! A vida, em si, já é tão complicada. Nós podemos facilitá-la tendo um lar cúmplice.
Todo o lar deve ter um altar levantado ao Senhor. Aí DEUS ajudará a manter o lar seguro e próspero.
A todos aqueles que viram os seus lares destruídos, encorajo a jamais desistirem! Não se sintam sós demais ou magoados demais....existe mais além do horizonte. E, corações feridos são a especialidade de Deus. 
Termino honrando o meu marido. O Tiago é um homem especial. Ele é bondoso, carinhoso, humilde, sincero e fiel. A fidelidade a Deus fá-lo um homem apaixonado e lutador. Já vivemos situações que levariam outros à ruptura e acabou por fortalecer-nos. Temos vivido na luta neste último ano, passando por momentos muito difíceis, mas sempre nos encorajando a seguir em frente. Aprendemos a não nos culpabilizarmos mas a erguer a cabeça. Crescemos e seguimos o sonho que está no nosso coração! Só posso dizer-lhe o que lhe segredei ontem ao ouvido: "És o melhor marido do mundo!"....rimos dos nossos defeitos e procuramos que cada dia valha a pena....não é uma mar de rosas, mas procuramos o ensino dos espinhos e vamos arrancando um a um com compreensão e paciência.


Katy





Sem comentários:

Enviar um comentário