quinta-feira, 28 de março de 2013

O meu mundo está sem televisão!!!!!!!!

Quero partilhar uma experiência convosco que eu e o T. temos vivido.
Estamos há cinco semanas sem ver televisão. Isto para nós é surreal, já que sempre tivemos TV desde que nos conhecemos como gente. Por diversas razões, optámos ficar sem ver, ou seja, hoje em dia a TV que nos foi ofertada por um casal querido serve como decoração ou para as meninas da A. ligarem a Wii e jogarem.
Ora, creio que agora estão muitos a pensar: "Quê? Eu não conseguiria." "Sem Tv? Como me manteria informado?" "O que faria no tempo livre?"
Pois, aqui em casa só vemos séries ou filmes selecionados por nós, quando podemos, no PC, e quanto às notícias, são lidas também na Internet. Atenção que na TV também dá para fazer isto, podemos perfeitamente selecionar o que ver ou não.
Ontem estava a pensar nas repercussões disto. Na verdade, eu e o Tiago conversamos mais durante as refeições. Quando vêm amigos, nem abandonamos a mesa. desfrutamos da beleza de estar em comunhão e conversamos horas a fio. Lemos mais e vemos aquilo que queremos ver.
Sem nos apercebermos, séries, telenovelas e filmes têm transformado a nossa forma de estar e de ver o mundo. Quando vemos, precisamos de ter o discernimento bem acordado para podermos julgar sobre se aquilo é bom ou não para a nossa conduta. Pus-me a pensar em como os filmes propagam a mensagem do amor livre, da falta de compromisso e da falsa ideia do que é, realmente, amor. Na verdade, infidelidade a qualquer preço e finais felizes para casais que se desencontraram e voltaram a encontrar e, para isso, deixaram os respetivos, criou uma sensação de utopia em cada um de nós.
Começamos a pensar que a vida é assim. Que o objetivo é ser feliz (no matter what)! Relacionamentos são fustigados e mesmo para aqueles que conhecem a lei de Deus, tudo começa, pouco a pouco, a ser trivial, normal e já não é apelidado de "pecado". Conheço tantos casos assim...
Os efeitos daquilo que tem sido produzido para crianças, jovens, adultos tem sido nefasto porque, simplesmente, não temos a preocupação de filtrar o que é visto. Desordens sexuais, desiquilibrio emocional. Ui....podia dar tantos exemplos.
Não quero que pensem que vou ser radical ao ponto de vos pedir para premirem o botão OFF da vossa TV mas sejam juízes sobre o que passa para o vosso lar. As mentiras que são contadas, a forma deturpada com que nos enganam. Examinemos mais a influencia que tudo isso tem provocado!
Não podemos entreter as crianças dessa forma. Há tantas formas de ocupar o tempo! Sejamos razoáveis para nós e para as gerações seguintes.
A Bíblia é o melhor manual para uma vida bem sucedida, não duvidem! E vejam o exemplo da SIC nesta Páscoa. A série "The Bible" (que inclui um protagonista português) é passada à meia noite e meia. O que é Bom mas não traz audiência porque já ninguém se importa com o que é Bom, vai para último plano. Antes é necessário entreter o pessoal com novelas que pouco ou nada edificam alguém, que nos seus enredos ficcionais têm subjugado a realidade.
Sim! É isso...não sei quanto tempo mais durará este tempo sem TV, mas afinal, não me tem feito falta. Não foi intencional mas bem que deveria ter sido. Porque só nos enriqueceu, só nos fez mais saudáveis, só nos garantiu mais aprendizagem!
Sei que posso parecer extremista, mas como tem sido bom, resolvi partilhar!
Sabem o que é realmente uma boa companhia? Um sofá cheio de bons amigos e família querida, uma mesa com comida bem confecionada, um livro cheio de coisas boas, uma conversa com Deus, uma música inspiradora e um filme que nos ensine e desperte. 
O lixo colocamos no lugar dele e não na nossa mente a poluir os relacionamentos, a visão e os sonhos.

"Há um caminho que parece direito aos homens mas o seu fim é a morte". Prov 14:12

Sem comentários:

Enviar um comentário