sexta-feira, 22 de março de 2013

O Deus que surpreende!

Bom dia! Não imaginam o nevão que está a cair. Do outro lado da janela, está tudo branquinho! E está também um vento furioso...
Mas não é o tempo que me traz ao meu cantinho das letras. 
Acontecem tantas situações, o caos instala-se e as questões sucedem-se. Onde está Deus ? Porquê, Deus? Porque tudo acontece desta forma?
Numa panorâmica geral de Antigo e Novo Testamento, encontro um Deus surpreendente que age de uma forma inescrutável oposta ao que esperamos.
Porque é que Deus não deu Isaque a Abraão na tenra idade mas esperou até aos 100 anos? Porque não derrubou logo as muralhas de Jericó mas disse ao povo para rodear varias vezes até que caíssem? Porque é que Jesus curou o cego com cuspo e não deu apenas uma palavra? Afinal...ELE é O Soberano! Sim...Ele é o Soberano!!
Ser infinito, insondável, eterno, majestoso! Tudo sabe, tudo vê, tudo conhece...pelas gerações!!
A História de Israel demonstra um Deus que a nossa mente não alcança e que o coração tenta atingir. E mais impressionante ainda é que as Escrituras mostram que Ele está dentro de nós. O amor que nutre por nós é, muitas vezes, mal entendido. O caminho entre a justiça e o amor é muitas vezes mal interpretado.
O que é facto é que se permitirmos que Ele se mova dentro e através de nós, encontramos as respostas. Não as respostas às questões existenciais e os porquês da vida. Mas a resposta chamada esperança e amor que nos garante a serenidade para enfrentar cada obstáculo do caminho. Entender os Seus desígnios  não é possível?E  obedecer? Faz sentido! Porque quando obedecemos, grandes coisas acontecem!
Obedecer é uma resposta ao amor que nutrimos pelo Criador que providencia a nossa vida, que entregou Jesus a uma morte cruel para nos garantir a vida eterna. Obedecer faz parte do relacionamento em que já não somos chamados servos, mas amigos de Deus.
Eu quero ser amiga de Deus. Eu não vou compreender tudo. Ele também não me manda obedecer numa confiança cega mas numa visão ampliada pela graça que nos é disponibilizada desde a morte e ressurreição de Cristo. Sei que Ele se move, age e existe. Não me importa como, mas importa que é real.
No final, acabo sempre surpreendida. Ele faz o melhor. Afinal "Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus e andam segundo o Seu propósito" Romanos 8:28
Na História da Humanidade ficamos impactados com tamanho das atrocidade e violência ao longo dos tempos. Se o homem vivesse na comunhão que Deus preparou para ele, leríamos hoje uma outra História nos livros.
Por isso, não te "deixes vencer do mal mas vence o mal com o bem" . Deixa que tudo faça sentido, incluindo Deus na tua vida. Não são os valores morais da tua consciência ou as boas obras que poderão trazer a salvação da tua vida - mas uma comunhão com o Mestre em que, de mãos dadas, Ele sempre trabalhará para o teu bem e tu agirás para o bem da Sua causa!
Tens muitas perguntas? Eu também! E, ainda assim, não lhe nego a Soberania sobre tudo! 
Deus esteja no controlo das tuas circunstancias porque tu permites que seja assim...!

Cátia

Sem comentários:

Enviar um comentário