sexta-feira, 13 de abril de 2012

Resiliência

Quem já ouviu esta palavra? Provavelmente pouca gente!
Porém, esta é uma característica que deve fazer parte de nós para vencermos os desafios desta vida. Trata-se da capacidade de recuperar, de dar a volta por cima depois de uma tempestade ter sacudido a nossa vida.
Lembram-se dos tsunamis? Nada mais ficou igual. Casas destruidas, mortos, perdas irreparáveis, cidades devastadas, populações dizimadas. Quem ficou, foi obrigado a continuar....a reconstruir, a reedificar e a restituir o que se perdeu.
Esta capacidade de ultrapassar a dor, tirando aprendizagem dela não se trata de positivismo barato mas de encarar qualquer situação boa ou má como previsivel e compreensível de acontecer e de saber que é possível recuperar!
Casamentos falhados, traições, morte dos mais queridos, queda financeira, violações, furtos, violência psicológica, enfim...tempestades que surgem, muitas vezes, sem as esperarmos. Tudo isto é extremamente dificil de viver...arduo de suportar...sabemos que muitos nunca se levantam destes tropeços e alguns até se deixam ir com as ondas elevadas.
Resiliência é gerir essa situação da melhor forma. É focar-nos no essencial com coerência e razão. É tirar partido da experiência para ser uma benção para quem passar pelo mesmo ou algo semelhante. Éadaptar-se às mudanças, é ter sentido de humor diante da dificuldade, é gerir a pressão e a perda, é acreditar que há uma razão para todas as coisas. Normalmente, os resilientes cercam-se de pessoas que são autenticos reforços, intimos que os apoiam. E creio que também pode ser o facto de nos desfocarmos de nós mesmos e ver que há mais ao redor.
Ganhar a confiança, sobreviver à dor, levantar-nos é possivel. Mas posso segredar-vos algo? Tenho visto e até estudos em Universidades conceituadas mostram que quem confia em Deus tem uma capacidade maior de seguir em frente. Não falo de um deus qualquer mas de um Deus que se revelou e que nos fez experimentar algo único. Saber que não estamos sós, que Ele nos ama e que luta ao nosso lado faz-nos levantar pela manhã! Um Deus vivo que se revelou pela graça redentora da obra de Jesus na cruz ajuda-nos a seguir em frente apesar de qualquer dor...qualquer uma, não desvalorizando nenhuma.
Ele limpa as tuas lágrimas, sustenta as tuas forças e ainda te pega ao colo quando já nem consegues andar. Já fez tantas vezes comigo...é verdade! E a resiliência brota dentro de ti, trazendo coisas novas que te farão continuar. Nada mais será igual, será melhor dependendo do teu empenho, mas pior nunca será!
Levanta-te querido (a)! ....



Sem comentários:

Enviar um comentário