sábado, 21 de maio de 2022

Apontamento sobre a solidão

 Aviso já os que me leem que o tema ao qual me quero dedicar nas próximas linhas não teve nenhuma espécie de investigação científica. Simplesmente é resultado de senso comum e um empirismo forçado. Tratam-se, então, só e apenas de opiniões, experiencias, ideias retiradas do meu coração e vivências.


Assistimos a tantos tipos de solidão: os que se sentem sós no meio de muita gente, os que se sentem sós por abandono dos demais, os que perderam algo ou alguém, os que preferem estar sós e os que só não se sentem sós se estiverem na presença dos que trazem sentido às suas vidas.

E quem espreita apenas pela janela pouco ou nada sabe dos que estão sós, vão sós, caminham sós. Muitas vezes temem intereferir porque acham que o outro quer estar só; outras vezes julgam pela aparência achando que o outro tem companhia e não estará assim tão só. Cheguei à conclusão que, na dúvida, mais vale perguntar: como estás? Como passas os teus dias? Queres ir beber um café ou ser deixado a sós?

Nem sempre a opção pelo isolamento é voluntária na medida em que acontece, algumas vezes, por um desconforto associado a sentimentos múltiplos devido às vivências de cada um. Então, quando parece que nos estão a dizer: hoje não posso, talvez queiram dizer: preciso que forces um pouco mais porque preciso voltar à convivência depois desta ou daquela tragédia que veio à minha vida.

Nem sempre os que se sentem sós o demonstram e sorriem diante dos demais porque choram apenas no secreto da tristeza da solidão com saudades dos tempos de casa cheia, de mesas coloridas e crianças a correr pelos corredores. A solidão ataca em todas as idades, fruto de tragédia ou não. Por vezes trata-se, somente, do ciclo da vida a correr como suposto.

No entanto, eu encontro uma promessa bíblica reconfortante que diz . "Deus faz com que o solitário habite em familia" (Salmos 68). Este versículo aparece num contexto do cuidado do próprio Deus pelos injustiçados, pelos órfãos, pelas viúvas, pelos presos. O amor Dele é um factor chave para entendermos que não estamos sós, no entanto Ele faz-se valer de cada um de nós para cumprir as Suas promessas. Ainda não estamos com Ele fisicamente para sentirmos o afeto em forma física de abraços, beijinhos e miminhos. Então, é mais que necessário entendermos e suprirmos a necessidade de acolhimento, lar, amor, familia dos que, por qualquer motivo seja ele voluntario ou involuntario, estão sós.

Todos precisamos de alguém que nos oiça, que nos ame, que nos encoraje, que não nos julgue precipitadamente, que esteja disposto a aceitar novas condições, que nos faça um bolo quentinho, que nos faça sentir parte - de algo, de alguém!

Que o Senhor nos ajude a identificar os que sofrem em silêncio e a desafiar o egoismo das nossas vidas. Que hoje Ele traga alguém ao teu pensamento! Que hoje pensemos em algué
m que passa o dia, a noite, o fim de semana, as festas sozinho. E que os que se sentem sós consigam vencer a barreira que os impede de se sentirem felizes outra vez!

A solidão dói e corrói o interior manifestando-se de várias formas e se não for tratada pode gerar amarguras que crescem e viram bolas de neve de apatia e indiferença. Por isso cuidemos uns dos outros e de nós mesmos não permitindo que ela leve o melhor de nós que transparece na presença dos demais.

Não posso ir embora sem te dizer a ti que te sentes só: Podes estar só e parecer só mas não és sozinho e o verbo estar implica algo temporário, então, que a gratidão encha o teu coração de forma a desfrutares de cada momento e valorizares cada atitude de alguem te vê só. Enfrenta o dia na convicção que sempre haverá alguem que cuida de ti e sempre haverá alguem que precisa do teu cuidado! 

Com amor,

Cátia

Sem comentários:

Enviar um comentário