quarta-feira, 12 de março de 2014

A dificil tarefa de amar!


Amar os outros pode ser uma tarefa, verdadeiramente, dificil. Principalmente quando se trata de pessoas que nos magoaram, irritaram, prejudicaram. Agrava ainda mais a situação se tudo isso foi intencional.
Na semana passada, senti-me profundamente irritada com uma chefe de um dos departamentos onde trabalho. Não teve a melhor atitude comigo, não usou as melhores palavras e descartou-me como se faz com qualquer objeto sem valorizar os meus sentimentos. Senti-me tratada como um número qualquer ou um objeto!
Esta semana passei pela sala onde ela estava reunida com os funcionarios. Olhei e pensei com os meus botões: "Lá está aquela tonta". Depois, refleti. Bem, é completamente surreal conseguir gostar daqueles que nos humilham deliberadamente. É impensável ter bons sentimentos em relação a alguem que nos prejudica, odeia, trapaceia. Mas a Bíblia diz que isso é que tem valor e não somente amar quem nos ama.
Ainda esta manhã enviei uma mensagem à minha mãe para lhe dizer que a amo. Liguei ao meu marido e desliguei com as mesmas palavras e enviei algumas mensagens às minhas amigas, reconhecendo o valor que têm que ultrapassa muito o de rubis.
Mas conseguir produzir boas atitudes, pensamentos positivos e até mesmo a simples tarefa de orar por aqueles que apelidamos de nossos malfeitores, é uma pedra num sapato que magoa até conseguirmos retirá-la definitivamente.
Então, pensei. Todas as vezes que a amargura, a raiva, o ódio, a inveja, a mágoa vierem bater à porta do meu coração, vou pedir a Jesus que abra. Tenho a certeza que Ele vai colocar isso tudo para fora e encher-me de perdão, amor, paz e sabedoria.
Precisamos saber usar o confrontamento quando necessário, agir com a sabedoria que encontramos na amizade que temos com o Espírito Santo e seguir em frente. Sim. Descartar completamente o lixo que ocupará a mente e que só virá a produzir raízes de amargura e de tristeza.
Isto é ainda mais importante no ambiente de Igreja. Somos irmãos, filhos do mesmo Pai que se entristece quando vê os filhos em brigas, mexericos e dissenções. Quantas vezes na vossa vida ouviram dizer: "É por isso é que não quero pertencer à Igreja". E essas pessoas vivem longe do propósito d
e Deus, porque muitos que se dizem cristãos não seguem verdadeiramente os passos de Cristo. A Igreja necessita praticar a comunhão! A Igreja precisa comportar-se como noiva - limpa, linda, cuidada, feliz! A Igreja precisa reaprender a amar - os outros como a si mesma. Reconhecer o valor das pessoas e honrá-las. Ser feliz com a felicidade do próximo.
Basta de crítica, basta de peso da superioridade, basta de tudo o que nos desfoca do amor de Deus, que nos fascina e nos transforma. Vamos lutar uns pelos outros até onde puder ir a nossa força, depois é com Deus que faz o restante.
Primeiro passo para resolver um conlito: ORAR! (E não expo-lo no facebook para 1500 comentarios de raiva, amargura e dor surgirem no mesmo momento). Não estamos cá para nos destruirmos mas para edificarmos um reino baseado na liberdade, no amor e na sinceridade de relacionamentos.
Deixa Jesus na porta do teu coração. Ele vai guardá-lo e impedir a entrada daquilo que nos prejudica!

Cátia


Sem comentários:

Enviar um comentário