sábado, 15 de junho de 2013

A arte de saber viver!

Queridos amigos...

Viver é um desafio! Se pudesse descrever a imagem que vem à minha mente quando penso na vida, seria um daqueles gráficos de ondas de percentagens que sobem e descem. 
Estamos sujeitos às ondas da doença, dos problemas, das alegrias e das conquistas. Uma miscelânea de sentimentos, emoções e circunstâncias diversas.
Assim é a vida...
Muitos desistem.
Muitos guardam rancores e magoas e ficam eternamente presos em si mesmos.
Outros vivem da comparação com o outro, achando que 
"a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha".
Muitos sobrevivem e adiam os sonhos.
Muitos sucumbem na dúvida existencial de um Deus que possa cuidar deles.
Outros vivem no sobrenatural, deixando que os milagres aconteçam todos os dias.

Analisemos o caso de Job. Um homem que tinha tudo. Estava no auge. Uma grande família, dinheiro e ricas propriedades. Para não esquecer de muitos amigos por interesse ou sem qualquer interesse. Sim....Job era com certeza conhecido pela prosperidade que vivia e, além disso, era um devoto de Deus. Homem temente e que seguia a lei. Tinha, portanto, a qualidade de vida que a maior parte de nós almeja. 
Subitamente, ficou sem nada. Apenas manteve a esposa. 
Não sei se já tiveram essa sensação. De manhã, somos possuidores de algo, à noite já não faz parte da nossa vida. Por vezes, até as pessoas desaparecem, desta forma, da nossa vida. Aqui há dias tivemos um acidente de carro e ficamos sem ele. Até disse ao T. : Boa! De manhã tinha carro, à noite já não tenho. Que chatice. Parece que, por um truque de magia, tudo desvanece.
Assim é a vida...
O mais interessante está na resposta a estas circunstancias. 
A esposa de Job ainda lhe disse que amaldiçoasse a Deus e morresse. Ora ai está um conselho "interessante". Os amigos impuseram culpas desnecessárias e em vez de se portarem como a voz do encorajamento, surtiram efeito contrário.
E ali estava Job que percebeu algo maior que ele. Conseguiria continuar sem tudo, menos sem Deus. Poderia sobreviver daquela forma e confiou em Deus. Seria melhor ter tudo de volta, mas se não pudesse ter, Ele sabia em quem confiava, por isso continuaria.
Deus via o Seu coração apaixonado e abençoou o seu ultimo estado muito mais do que o primeiro. Ora, Deus é Bom em todo o tempo - seja de dificuldade ou de alegria.
E o facto de existir miséria e angustia, jamais invalidará a Sua existência...
Deus é o mesmo e a vida, queridos, essa é só uma aqui na terra. Por isso, aproveitem-na! Vivam-na intensamente, sem desistir mas colocando, com humildade, os sonhos e projetos aos pés de Jesus. Ele está connosco! E se Ele não concretizar tudo o que desejamos, não faz mal...importa mesmo é sermos Dele e concretizarmos o que Ele quer!
As medidas de prosperidade, riqueza, fama, reconhecimento etc não me cabem. Sei quem sou não pelo perfume que uso ou pelas milhas do meu passaporte, mas pelo facto de ser filha de Deus e reconhecida pelo seu Amor. Isso só me basta e nem me minimiza nem maximiza, mas confere-me a devida importância!

Enfrentar esta vida com capacidade para aprender, para ultrapassar e para perseverar é o grande desafio de todos nós!

Love,

Cátia

1 comentário: