quarta-feira, 24 de abril de 2013

Uma data que me marcou duas vezes! :)

O dia 24 de Abril é marcado por dois momentos significativos da minha existência, que hoje decido partilhar com os meus leitores :). Se, de cada situação, tiramos ensinamento então que vos possa ensinar, enriquecer, ajudar. Afinal, os dilemas humanos são semelhantes e criar empatia faz-nos sentir menos sós!
Há 8 anos atrás, faleceu o meu pai. Liguei à minha mãe e notei um tom de voz entristecido. Verdade que já reconstruiu a vida dela, mas o meu pai foi importante e a prova disso é, também, a minha existência.  24 anos de vida em comum e muitas histórias. Foi um amor, foi grande parte da vida dela. E é, para sempre, o meu pai.
Aquele dia foi doloroso. Era domingo e o tempo estava escuro. Não fazia frio. Nesse dia não havia culto na Igreja pois todos tinham ido para uma Conferência para o Litoral. Eu fiquei. Eu e o T. namorávamos e ele vinha para visitar o meu pai que estava doente. O meu pai estava mal há 15 dias e, depois de uma internação dolorosa, restabelecia-se em casa. Veio a sentir-se mal e a morrer no hospital. Filha única, a três meses de casar, no meio do meu estágio e organização da monografia, era tudo o que menos precisava.
Mas é assim! 2005 marcou com o meu casamento mas também marcou a partida de metade da minha alegria. Querem saber o que senti? Que nunca mais seria feliz. Que havia um vazio que nunca mais seria preenchido. Pai e mãe, afinal, nunca deviam deixar-nos. São as primeiras figuras e símbolo do amor incondicional.
Mas foi assim mesmo! Arrancado com uma flor no meio do campo, nunca mais voltou!
Organizar um casamento, fazer mil e uma coisas ocupou os meus dias! A paz que vem de Deus brotou em nossa casa. Pouco a pouco, já que o tempo é um grande aliado de Deus, a tempestade acalmou ainda que nada tenha voltado ao lugar. A minha mãe encontrou forças na oração. O T. foi uma parte fundamental neste processo. A saudade começou a aumentar, as noites a chorar foram-se sucedendo mas a alegria voltava ao nascer do Sol!
Fazer o luto, lembrar com alegria, fazer tudo pela primeira vez sem a pessoa que vemos partir é um processo doloroso, angustiante. Porém, devemos levar com serenidade e deixar que Deus cuide de cada dia. Hoje já passaram 8 anos, tudo mudou mas o meu pai sempre será parte de mim e eu dele. E isso é o mais importante. E importante também foram todas aquelas pessoas que regressaram da conferencia ou vieram de vários lugares do país para me abraçar. Na casa onde há luto também encontramos coisas boas - a amizade sincera, o abraço, o consolo, a alegria de partilhar!
Faz hoje 2 anos, eu e o T. saímos de Portugal. Era domingo também.Porém, estava um sol fantástico. Dia de Páscoa. Lembro-me do abraço da minha mãe. Que sentimento terrível! De mãos dadas com o T., não sabia o que me esperava. Nunca tinha vivido fora da minha cidade. Não sabia o que era mudar-me desta forma. Tudo o que amava estava ali. 
Quando acordei no Reino Unido, no dia seguinte, chorava perdidamente. Confesso! Tudo era feio e as dificuldades começaram a surgir. Não quero contar a história toda. Mas quero dizer-vos que, desde aí, vivemos um ano inteiro na Suiça. Estivemos separados, pela distancia, alguns meses e estamos no reino Unido, 2 anos depois. Passámos por tantas coisas. Experimentámos angústia, humilhação, dificuldade, revolta, que nos levaram à submissão, dependência, descoberta, liberdade! 
Deus foi sempre connosco! Tal como com o povo pelo deserto, em que a nuvem acompanhava-os de dia e a coluna de fogo, de noite! Falou, abençoou, encorajou! DEUS é FIEL! E aprendemos que precisamos manter-nos unidos ainda que com ventos desfavoráveis. Que é melhor sermos dois do que um, pois quando um está em baixo, o outro levanta-o.
Estamos num novo tempo, encorajados em perseguir o sonho, em deixar Deus trabalhar em cada pormenor e em fazer o que vem à nossa mão...
Não tenho compreendido tudo. Certos momentos, vou apenas à presença de Deus, deixo lá TUDO e volto de mãos vazias. Certa que ELE é a pessoa certa para segurar no que é meu!!Certa que me ama ! Certa que a Sua presença tem feito toda a diferença.
Eis-me aqui .... a fazer o que Ele manda e à espera da promessa que plantou dentro de mim!
A caminhada da vida é, por vezes, imperfeita, irregular, confusa! Confiar é um degrau que nos eleva acima de tudo isso. Ter fé de que Deus proverá é o maior desafio da nossa vida! E é nesse ponto que nos encontramos!
Se estás a passar um processo de doença, instabilidade financeira, angústia, divórcio, não desanimes! Hoje senta-te junto ao trono, e deixa lá essa carga imensa. Levanta-te e continua. Existe um dia em que tudo finda. E esse dia vai chegar. Deus "é galardoador daqueles que O buscam". Vai valer a pena esperar e confiar! Eu penso assim, porque também estou no processo de tantas concretizações. Vale a pena. Somos Dele e "tudo contribui para o bem dos que O amam".
Graças a DEUS por tudo!

Deixo uma música que tem marcado a nossa corrida:


Sem comentários:

Enviar um comentário