sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sou emigrante!

Quando era pequena, ansiava que o verão chegasse. Com ele, vinham os meus tios e primas da Alemanha. Eram tempos deliciosos. Reuníamos toda a família nas noites quentes de verão, riamos e aproveitávamos a rara presença de todos. A minha tia trazia-me sempre chocolates, gomas, presentes!
Houve um tempo, quando ainda não tinha noção de distância, que não conseguia perceber onde ficava a Alemanha e então imaginava que ficava tão longe quanto os os meus olhos podiam ir, no horizonte da minha cidade.Para mim, recebê-los era uma alegria mas os sentimentos deles desconhecia-os eu até que...
Pois é! Saí da minha cidade no dia 24 de Abril de 2011. Para trás ficou tanto que nem se pode contar! Lá nasci, cresci, aprendi, fui feliz, outras vezes tristes. Lá ficaram as minhas raízes, o meu perfume, a minha gente!
Os primeiros meses foram muito dolorosos. A cada esquina, o coração apertava-se, parecia querer sair pela boca. A saudade, a angústia, a tristeza de não poder estar com os que amamos, a saudades dos sabores, dos cheiros, das características próprias da cultura!
A verdade é que a nossa vida também não foi fácil e, por isso, o caminho tornou-se mais doloroso ainda.
EMIGRAR é difícil, seja em que circunstância for! ...Podemos mudar a situação de vida, mas para trás fica um pouco de nós!
Hoje vivemos um novo tempo de emigração. A crise está aí e com ela a escapatória. Existem diversas causas de emigração e não estou aqui para explorá-las. Mas todas as formas abandonam algo, deixam algo pelo caminho!
Ser emigrante forçado ou não é um desafio! Encaixar no novo país, na nova língua, na nova cultura, conhecer a estrutura do país que acolhe, compreender as burocracias, ajuste a uma nova forma de estar, conviver com pessoas diferentes. Tudo isto pode ser uma pedra no sapato de muitos de nós...
Esta semana, saí cedo para trabalhar. 7.30 da manhã e caminhei pela rua ainda escura da manhã fria da Inglaterra! O silêncio ainda pairava aqui no bairro e eu refletia dentro de mim: quem diria que um dia estaria aqui? A viver este instante num país longínquo de tudo o que amo (menos do Tiago e de muitos amigos, claro :)) A menina do interior, sonhadora, visionária, mas sem capacidade de imaginar que esta realidade seria possível!
Feliz? Quanto baste....todos os dias temos vários momentos - resta-nos escolher o que fazer com cada um deles.
Uma coisa entendo: seja qual for a razão porque estás longe, esta é uma GRANDE oportunidade de Deus na tua vida. Nesse dia que caminhava pela rua, respirei fundo e senti a presença do Espírito Santo. Senti paz e muita serenidade porque Deus é fiel em qualquer circunstancia.
Se estás desgostoso, não te consegues ajustar, sentes-te só ou pensas não ser capaz de ficar longe, pede ao Senhor que te mostre como Ele gosta que os estrangeiros sejam tratados. Subitamente, o Seu refrigério vai chegar ao teu coração. Deus cuidará de ti e dos teus! Providenciará anjos em forma de homens para serem teus auxiliadores na mudança. Terás o que necessitas, por isso mantém-te sempre grato e de coração aberto às possibilidades.
Afinal estar noutro lugar tem varias vantagens, que nos fazem adquirir experiência e conhecimento. Tudo isso deve ser utilizado com coerência e inteligência para, como alguns, não a usarmos para desprimorar o nosso país ou quem lá vive. Sejamos sábios! Saibamos usufruir! 
Façamos a luz de Deus brilhar em todo o lado pois as oportunidades estão em toda a parte. Agarremos a missão que nos designou a todos e a cada um em particular!
Tu que emigraste agora....sossega o coração! A ansiedade dos primeiros tempos vai desaparecer em breve....apenas deixa o tempo fluir com naturalidade. O rio tem o seu curso, tudo segue...não temas! DEUS jamais te abandonará em tempo algum!! Prometo...já passei por lá e cada um lida à sua maneira com as circunstancias mas Deus lida com todos com amor e consolo!
Vamos impactar, socializar, tentar não criar guetos! Vamos desfrutar!Junta-te à família de Deus espalhada por esse mundo afora. Temos esse privilégio de ter muita família por aí que cuidará de nós...:)

E em Inglês me despeço : God bless you all!

Sem comentários:

Enviar um comentário