sábado, 25 de abril de 2020

Oh O amor....

Não existe força maior no universo do que a força do amor. Deus identifica-se como o próprio amor. Ele não tem amor, Ele é todo amor! Isso descansa-me pois vejo que nunca me verá sem essa lupa inivisivel do amor e da graça!
I Corintios 13 detém a melhor descrição que já vi de amor. Deescreve-o como paciente, sóbrio, cuidador, esperançoso, bom, generoso, sem inveja, sem competitividade, sem desconfianças, não falha jamais e é maior que a fé e a esperança!
Outra passagem diz que ele é mais forte que a morte.
Também entendemos que há diversos tipos de amor entre amantes, amigos, familiares, etc! Cada um com as suas caracteristicas próprias. E dar e receber amor é das melhores trocas que fazemos na vida. 
Às vezes amar vai ser desejar o melhor para a outra pessoa, mesmo quando os caminhos forem diferentes. Vai ser abdicar porque é um sentimento desinteressado. Será doar-se sem esperar nada em troca. Independentemente do que possa acontecer, o amor recebe um lugar especial no coração do outro. O amor tem tendência a aumentar! O amor tem a capacidade de curar e transformar.
Há muitos anos atrás li um livro que é do imaginário infantil mas que só os adultos entendem. A mensagem é profunda e intensa. "O pequeno Principe" de Saint Exupery é um livro e tanto!
E é um livro de amor. O Pequeno Principe mora num planeta com a sua rosa. Ela tem um comportamento um tanto orgulhoso, centrado em si, um pouco convencida e ingénua. Ele acaba por decidir partir em viagem. E nessas incursões, ao falar com uma raposa sábia e conhecedora da vida, entende que a rosa era tudo para ele e que ele deveria voltar para ela. A juventude e a ingenuidade não os deixou viver um amor que era maior do que eles. Na conversa de despedida encontramos isto:
-É claro que te amo - disse-lhe a flor- foi culpa minha nao perceberes isso. Mas não tem importância. Foste tão tolo como eu. Tenta ser feliz. 
Depois disto, ela mostrou-se forte e não quis que ele a visse chorar. Ele deixou o planeta por causa dela mas é por causa dela que também quer voltar. É uma relação bem controversa que nos faz entender como funciona o amor quando é grande e forte.
Na sua viagem, o pequeno principe entende que a rosa é unica para ele no mundo e que por mais rosas que visse, aquela seria sempre a sua. Compreendeu que somos eternamente responsáveis por quem cativamos. Entendeu que só é feliz perto dela. Entendeu, acima de tudo, que o essencial é invisivel aos olhos. 
E olhando para outras rosas, descreve o seguinte:
 "Vocês são belas, mas vazias -continuou ele. - Não se pode morrer por vocês. Um passante qualquer sem dúvida pensaria que a minha rosa se parece convosco. Ela sozinha é, porém, mais importante que todas vós, pois foi ela quem eu reguei. Foi ela quem pus sob a redoma. Foi ela quem abriguei com o pára-vento. Foi nela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi ela quem eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. Já que ela é a minha rosa."
Este livro é uma lição autêntica de amor e compromisso. É uma ponte que nos faz entender sobre o cuidado que devemos ter pelos amores que vão passando por nós: sejam eles filhos, amigos, maridos, mulheres, pais, etc.
Num tempo como este, que haja sempre amor, porque o amor tem a capacidade sempre de ver o melhor, de retirar o melhor, de aprofundar o melhor. Que consigamos trazer luz aos lugares sombrios do outro. Que consigamos iluminar essas trevas, que possamos amar sem medida, com inteligência, com firmeza.Que possamos considerar o outro acima de nós. Que possamos ser comprometidos com "a rosa" que Deus colocar no nosso caminho.
Às vezes vamos encontrar um ou outro espinho mas que possamos entender que eles também servem para nos proteger.
Amar deve ser a primeira e a última escolha da vida!

Com muito amor,
Cátia




Sem comentários:

Enviar um comentário