sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Desconstrução

Desde que começou o novo ano que esta palavra surge na minha mente inúmeras vezes. Fui verificar o dicionário e encontrei o seguinte: "Desconstruir - desfazer para voltar a construir". Digamos que não se trata de uma destruição, mas uma desmontagem para descobrir aquilo que é impeditivo ao crescimento, que está por vezes enraizado e retirar essas mesmas coisas e reconstruir.
Dentro de nós, deverá sempre existir a desconstrução!
Quantas vezes já nos vimos num caminho desconhecido com a intenção de chegar a um lugar qualquer e o destino não chega? Simplesmente porque continuamos a caminhar na via errada. Depois de algum tempo, lá nos decidimos a fazer uma inversão de marcha e procurar o caminho certo.
É isso!
Na minha vida, preciso repensar algumas coisas. Atitudes, formas de agir, algumas já com muitos anos de prática. Coloquei-as na balança da Palavra de Deus e descobri que as mesmas estão erradas diante do que Deus planeou para mim. O meu ego procura apresentar razões, o meu egoísmo tenta explicar situações, a experiência procura validar os meus erros.
Porém, encontro-me diante do espelho da palavra e encontro erros cruciais. Alguns provocados por esta sociedade que nos tenta incutir os seus valores mascarados de modernismo e outros que desenvolvi sozinha, de forma a erguer muralhas de proteção.
Vamos à prática?
A Palavra diz "Não vos conformeis com este mundo mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis a boa, perfeita e agradável vontade de Deus."
Agimos conforme as tendências da moda, do padrão do mundo, da sociedade em constante mudança. Justificamos as práticas com a evolução da sociedade, como se aquilo que Deus diz mudasse conforme as culturas, tempos ou estações. O pecado entra sorrateiramente pela porta principal e as famílias são destruídas, os lares corrompidos e os nossos jovens passam a viver cada vez mais longe de Deus.
Voltemos à Palavra? Esta é a desconstrução que eu consigo ver. Em cada atitude, ser razoável e procurar a resposta na Bíblia. Será que esta é a forma certa de agir?
Seja nos relacionamentos, no trabalho, na forma de olhar, vamos repensar. Precisamos deixar o Espírito Santo agir, sondar e ensinar-nos a agirmos como homens e mulheres de Deus que não procuram ter razão, mas são humildes para reconhecer o que deve ser mudado. 
Nos próximos textos, iniciaremos uma caminhada sobre a desconstrução. Falarei de aspectos muito práticos que Deus tem colocado no meu coração. Espero que possamos aprender juntos!

Até breve,

Cátia


Sem comentários:

Enviar um comentário