terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Quando somos humilhados...

No fim de semana passado, Deus colocou uma palavra diante de mim que me ensinou bastante. Trata-se da passagem em que Ana pede um filho ao Senhor. Está descrito no primeiro livro de Samuel. Ana era uma das mulheres de Elcana e Penina era a outra mulher. Penina tinha filhos e Ana não conseguia alcançar e, por isso mesmo, vivia angustiada. Só o amor do marido não era suficiente. Então, num dia desesperante e angustiante, clamou com todas as forças a Deus e prometeu que o filho estaria ao serviço do Senhor para toda a vida. O resto nós sabemos, não é? Deus concedeu o milagre e Samuel nasceu e tornou-se no homem que ouve a voz de Deus.
Ora, tudo isso é maravilhoso mas não foi isso que o meu coração viu nestes dias. Reparem nestes versículos:    
"Penina, a sua rival, atormentava-a e humilhava-a continuamente, porque o Senhor não lhe tinha dado filhos. Isto acontecia todos os anos, quando ela vinha ao santuário do Senhor. Penina atormentava Ana de tal modo que Ana se punha a chorar e deixava de comer."

Quantos de nós já vivemos esta sensação? Quantos de nós já fomos humilhados por outras pessoas por se sentirem superiores ou por não quererem expor as suas próprias fraquezas e acabam por expor as nossas. No trabalho? Escola? Na família  Se calhar até na Igreja!
Eu já senti essa humilhação da parte de pessoas que me tomaram como refém por me terem ajudado, por parte de gente que quis sobressair e, então, teve que apagar a outra luz, por gente que se achou mais importante por ter mais dinheiro.  Identificados? 
O mundo é assim. Se calhar, em alguns momentos, também fiquei como Ana, tão angustiada que perdi até a fome. Se os outros fazem consciente ou inconscientemente isso já é outra história.
Como sobreviver a tudo isto? Como não ficar ressentidos? Como viver com o desprezo? Como lutar contra essa situação?
A Bíblia ensina-nos que a nossa luta não é contra as pessoas. Então, vamos desviar a atenção do individuo que provocou a dor. Colocamos a atenção onde?
"Um dia, depois de ter terminado a sua refeição no santuário de Siló, Ana levantou-se. O sacerdote Eli estava sentado no seu lugar, junto da porta do Santuário. Ana estava muito triste e, enquanto orava ao Senhor, as lágrimas caíam-lhe abundantemente."
Quando somos humilhados e até, mesmo, a auto-confiança e sonhos estão ameaçados, só conheço um caminho de regresso. Depois de sofrermos o dano, podemos humilhar-nos diante do Senhor. Sabem o que Ele fará?
"Então o sacerdote Eli disse-lhe: Vai em paz e que o Deus de Israel te conceda o que lhe pediste. Ela respondeu-lhe: Possa eu ser bem acolhida por ti, meu Senhor! Então ela foi-se embora, comeu alguma coisa e já parecia que tinha outra cara."


O Senhor compadece-se dos fracos, tem misericórdia dos que sofrem. O Senhor recebe as nossas lágrimas. O Senhor cura as feridas. O Senhor restaura as forças. O Senhor faz os pesadelos desaparecerem. O Senhor limpa e lança fora todas as palavras negativas proferidas a nosso respeito. O Senhor envolve-nos com um amor tão grande que nunca mais somos os mesmos. O Senhor toma conta da situação!
O seu amor ergue-nos e restabelece as forças. Então, tudo é minimizado. Tudo se torna mais pequeno. Reconhecemos quem somos e seguimos adiante.
Aliás, diz no livro de Pedro, para nos humilharmos, pois a seu tempo Deus nos exaltará. O trabalho é Dele, a vingança é Dele e nós somos Dele!
O perdão renasce e avançamos. Se os ditadores da nossa humilhação persistirem, afastamo-nos ou, pelo menos, afastamos os ouvidos e o coração.
E nós devemos refletir. Estarei também a humilhar alguém achando-me algo em mim mesmo? Porventura há gente mais abençoada que outra? Porventura Deus tem amores diferentes?
Cuidado...do pó vimos e ao pó tornaremos! Somos diferentes mas iguais. Saibamos tratar com gentileza e cuidado. Deus apreciará!

Hoje podes estar humilhado e destruído  mas amanhã o Redentor trará alegria e coragem. Serás ousado e nada te atingirá. Lê o Salmo 91 hoje!

Cátia

1 comentário:

  1. Que Deus te abençoe muito mana! Estava mesmo a precisar de ler algo assim hoje! Directamente do coração de Deus! Palavras tão simples mas que enchem meu coração de alegria e ainda mais confiança no Senhor, que a Seu tempo, fará a justiça que nós não podemos, nem conseguimos fazer! Ele é soberano!! Que Deus te continue a usar! Bjinhos.

    ResponderEliminar