quinta-feira, 2 de agosto de 2018

O tratamento do descanso

Viver na Inglaterra proporcionou-me a aprendizagem de um novo estilo de vida. Lá, o ritmo é menos frenético. Tudo fecha mais cedo. As Igrejas não têm cultos durante a semana e funcionam com grupos familiares. Quando há atividades à noite são sempre cedo e nunca terminam tarde. Existia um certo rigor e disciplina em tudo, que nos permitia viver de uma forma bem calma e equilibrada.
Lembro-me que podiamos dormir sempre aos sábados de manhã. Fazia compras com tranquilidade. No Inverno, passava os sabados à tarde a cozinhar para amigos, a ler ou a ouvir coisas que me interessavam. No domingo o culto era às 10:30 e depois do mesmo ficávamos à conversa. Relexávamos. Almoçávamos tarde.
Quando cheguei aqui já não estava habituada ao ritmo doido do trabalho e atividades. Chorei no início. Não sabia lidar com o stress. Não me queria sobrecarregar demasiado e sempre que o fazia entrava em ansiedade. Deus incomodava-me. Dava-me a certeza de que estava no lugar ao certo mas ao mesmo tempo não queria que me distanciasse do que Ele já me tinha ensinado: o descanso!
Sabemos que o stress origina ansiedades e até depressões. Ocupar-se demasiado e não comer bem ou dormir o suficiente traz doenças mentais, fisicas e até espirituais. 
Elias viu-se em situações depressivas, cansado da vida e da perseguição de Jezabel. Deus precisou ensiná-lo a dormir o suficiente, descansar Nele e valorizar a missão que lhe tinha confiado. 
No ano passado pensava como poderia viver aqui assim. Em Portugal via toda a gente a correr, vão buscar os filhos muito tarde à escola, jantam tarde e vejo crianças sem as horas de sono necessárias. Correm para as Igrejas, fazem mil e uma coisas. Vejo pastores sem praticar o descanso merecido.
Descansar é, absolutamente, necessário. É um principio bíblico e deve ser seguido com vista a uma vida equilibrada. Existem pessoas que nem nas férias conseguem descansar. Vivem com o pensamento acelerado. Olham para as tecnologias a cada segundo. 
Via-me com um horario tardio. Alguns dias não conseguia beijar o meu filho antes de ir para a cama. A tristeza começou a invadir-me. Arrastava-me para o trabalho quando queria passar tempo com a minha familia no final do dia. Acelerar levava-me para trás! Sabia que se Deus queria que eu continuasse a praticar uma vida mais equilibrada, que Ele mesmo ma proporcionaria. E assim foi! Depois de algum sofrimento, encontrei uma forma mais equilibrada onde tudo tem o seu tempo. Às vezes tenho de dizer não mas vale a pena!
Cuidado com as muitas tarefas, o tempo cheio. Precisamos ter prioridades! A Igreja precisa também exercitar isso no seu conjunto. Necessitamos encontrar horários flexiveis. O tempo com a família é necessário. As horas de descanso podem envolver atividades em família. Tudo deve ter o seu tempo bem dividido. Precisamos encontrar propósitos no trabalho. Descobrir a missão de Deus para nós e sentirmo-nos úteis e mais importante: não deixar a tristeza dominar-nos. Acreditar que há um Deus que nos ama e um povo justo em toda a terra que deseja ardentemente fazer a vontade do Senhor. Não estamos sós.
Peça a Deus sabedoria. Peça a Deus organização. Peça a Deus trabalho com propósito, descanso necessário e uma vida equilibrada em todos os níveis. Coma de forma saudável. Faça exercicio físico. Cuide de si porque ao fazê-lo está a cuidar do outro. Auto-conhecimento é a porta para os relacionamentos saudáveis. Mas isso fica para outro texto :) 
Acha que em Porugal é impossível ? Surpreenda-se com o Deus dos impossíveis!
Viva muito mas viva bem!!!!! Evite taquicardias, depressões, ansiedades e tantas outras doenças ao ser ensinado pelo Mestre dos Mestres. Aprenda a relaxar!
Cátia

1 comentário: